sábado, 25 de fevereiro de 2012

Casa pra chamar de lar!

   Às vezes, quando ficava aqui na net nas minhas viagens pelo Google procurando algo sobre decoração e ideias que queria concretizar, mas ainda não sabia como, buscava nos sites a inspiração de alguém que já teria feito e pudesse dizer se deu ou não certo e etc, confesso que ficava um pouco desanimada, porque via nestes sites ideias tão pouco práticas, por exemplo, se você jogar no Google - decoração de banheiro pequeno - aparecem fotos de banheiros luxuosos, como se aquilo fosse algo viável a maioria das pessoas! E que de pequeno não tinham nada. rs
   Não me refiro aqui a situação financeira de cada curioso, que assim como eu ficava olhando aquelas fotos, mas sim a viabilidade de colocar aquilo tudo em prática independente do orçamento, porque são decorações difíceis.
   Quem nunca folheou aquelas revistas de "moda casa" especializadas em decoração interna e de jardins, enquanto aguardava a sua vez em algum consultório pra passar o tempo? Pois é, se você já folheou, vai concordar quando digo que a maioria das ideias ali mostradas são mirabolantes, como se todo mundo tivesse um banheiro enorme que coubesse um hidromassagem para quatro pessoas.
   Por isso, quando eu e meu noivo começamos a reformar o apê, comecei a vasculhar alguns blogs, que ainda para mim era um terreno desconhecido, e pasmem, foi paixão a primeira vista!
    Aqui são pessoas comuns que fazem suas reformas por necessidade ou prazer, com dicas fáceis,  e não digo baratas (porque reformar nunca sai barato), mas com certeza, bem mais em conta, com ideias que qualquer pessoa pode fazer, independente da situação econômica ou da profissão que tenham, porque são elas mesmas que põe a mão na massa.
  Gosto porque não precisaram de um decorador pra deixar suas casas lindas, gosto porque são professores, secretárias, mães, maridos, advogados que num dia de folga resolvem fazer uma textura na parede, e não é que dá certo!!!
   Não estou aqui desmerecendo os profissionais desta área, são importantes claro, como todos os outros.    Mas é bom demais ver fotos amadoras e tirar ideias, sugestões e até copiar a decoração de algum quarto ou cozinha (porque cai entre nós, a gente só copia o que gosta).
   Muita vezes, são decorações simples, baratas, que reciclam objetos esquecidos e sem utilidade transformando-os em móveis e prateleiras coloridas e cheias de charme, como vejo por aí, armários feitos com caixotes de feira, e incrivelmente ficam lindos, porque são feitos com amor. 
   Aqui ninguém está preocupado em mostrar suas taças de cristal ou seu Portinari na parede, pelo contrário, vejo copos de vidro pintados com esmalte (que inclusive fiz pra mim e ficaram lindos) e quadros forrados com tecidos ou quadrinhos com desenhos infantis que os pais emolduram e penduram na parede do quarto a arte de seus filhotes artistas. Diz sinceramente, isso é que merecia estar nas revistas, não acha?!
    Por isso me simpatizei tanto com os Blogs, aqui todo mundo é escritor e leitor, e pode expor suas ideias, mimos, fotos, sonhos e o que mais couber nestas linhas. 
   E finalmente, depois deste parecer, chego a conclusão que me agrada muito mais essa coisa popular "do eu que fiz" dos blogs, do que as pomposas fotos de decoração de revistas especializadas, é claro que o luxo dessas decorações é maravilhoso, mas os cômodos perdem um pouco a característica de casa e ficam parecendo hotéis cinco estrelas, e muito... mas muito fora da realidade da maioria das pessoas.
   Casa pra ser chamada de lar, tem que ser aconchegante, e pra ser isso basta criatividade, esta que sobra nos blogs, e olha que a minha cabeça não para nunca, mas sempre me surpreendo aqui... Não sei pra você, que pode até discordar, mas isso pra mim é SENSACIONAL!

6 comentários:

  1. Viviane, você está certíssima!
    Onde que caixote vira méveis e a gente fica louca pra ter um??? Um pedaço de pano esticado na parede vira um quadro, e a gente acha lindo???? Só na criatividade desse mundão dos blogs!!! Beijos e vamos decorar com criatividade.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi!
    Obrigada pela visita no meu cantinho!!
    Vim conhecer seu blog e já li tudo.... gosto de acompanhar as reformas desde o início, assim a gente torce junto!!

    Flor, adorei este post. E concordo com tudo.
    Reformar com arquiteto e decorador é maravilhoso, mas não é a realidade da maioria.
    Mas o bom, é que sempre aproveitamos alguma coisa dessas idéias e adaptamos pra nossa casa!

    Seu apto tá ficando lindo!!
    O banheiro tá uma graça e a cozinha bem clean!

    Estarei sempre por aqui e vc volte quando quiser!

    bjooo
    Fer

    ResponderExcluir
  3. Oiiee, te achei pela blogosfera..
    Tô adorando seu cantinho.!
    Já estou te seguindo.!!

    Me viste tbm, vou adorar.
    http://lidiepaulo.blogspot.com

    Beijinhos ;*
    Ótima 5ª feira ")

    ResponderExcluir
  4. Oie....
    Concordo muito com suas palavras....
    Que Deus continue a abençoar sua reforma...
    Bjus
    By Lisa Brito Alves

    ResponderExcluir
  5. Oi Viviane, encontrei seu blog e aqui estou lendo seu post concordando com cada palavra escrita. Como você, depois de tanto passear por vários blogs e me encantar com tanta criatividade das amigas blogueiras tomei a iniciativa de criar meu bloguito e também por a mão na massa para decorar meu lar. Sabe que estou a procura de um caixote para reciclar, esta semana vou pedir um lá no sacolão rrrsss. Já te sigo e também moro em Campo Grande,Rj. Venha me visitar http://simplesmentemariaclaudia.blogspot.com.br/.
    Bjjjss

    ResponderExcluir

JÁ QUE ESTÁ POR AQUI, NÃO CUSTA NADA COMENTAR NÉ...
BEIJINHOS ESTALADOS!